clock December 24,2023
Hauly vota sim a projeto que beneficia de forma permanente a  Lei de Incentivo ao Esporte

Hauly vota sim a projeto que beneficia de forma permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Em discurso no Plenário da Câmara, o deputado Luiz Carlos Hauly (Pode - PR) destacou o apoio e o apreço pelo esporte. Jogador de basquete, lembrou que há 40 anos, quando prefeito de uma pequena cidade no interior do Paraná (Cambé), criou em uma escola pública de período integral e foi o primeiro prefeito do Brasil a implantar a educação física nas escolas da 1ª à 4ª série. 

Hauly ressaltou a honra em receber na Câmara dos Deputados grandes ídolos do esporte olímpico e paraolímpico, em comitiva nacional, representando o Comitê Olímpico do Brasil, para apoiar a urgência de um projeto que dá vida à Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto foi aprovado (com voto do deputado) por unanimidade. A proposta torna permanentes benefícios fiscais do esporte (PLP 234/24), pela qual empresas e pessoas físicas podem deduzir do Imposto de Renda doações e patrocínios realizados para projetos desportivos.


Na avaliação do parlamentar, o Brasil, infelizmente, é um país que não investe no esporte, não investe na educação básica, não treina as crianças nas escolas. “Essa é uma chaga, uma vergonha para os governantes municipais, os governantes estaduais e o Governo Federal, que nunca se preocupou com a escola”, afirmou.

É nas escolas municipais que deve ser feito o preparo das crianças à iniciação esportiva, com as escolinhas de prática desportiva. No mundo todo, isso ocorre no contraturno. “Infelizmente, aqui se promete e não se cumpre”, disse.

Para ele, a nação que não investe no esporte, no treinamento, na capacitação física da população, não tem sobrevida. A população brasileira chegou a a uma longevidade maior, mas sem o condicionamento físico necessário. Hauly criticou os governantes do Brasil, "que falam, prometem, mas não cumprem".

O parlamentar destacou que tem autoridade para fazer essa afirmação, por ter sido relator das principais leis de incentivo ao desporto nacional, a exemplo da Lei Zico, a Lei Pelé — a primeira lei de incentivo ao desporto nacional — e a lei que criou o Conselho Federal de Educação Física.

Betz Ao agradecer a presença de grandes líderes do esporte olímpico e paraolímpico do País, “que são espelhos para essa juventude que está abandonada com o jogo do azar das bets”,  o deputado Hauly observou que muitos estão se perdendo nas apostas e parte está tomada pelas drogas, pelo vício do alcoolismo. “Graças a Deus, temos os nossos ídolos em quem nos espelharmos. Eu sempre me espelhei em grandes atletas nacionais, como a Hortência, que está aqui, o Oscar, o Carioquinha, o Marquinho Abdala e tantos líderes do basquetebol, que é o esporte da minha vida”.

Fonte: Assessoria com informações da Agência Câmara
Imagem: Antonio Barbosa


Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nas redes sociais

Top Categorias

Comentários recentes

Aceite cookies para melhor desempenho