Notícias
Governo propõe retirar autoescolas do processo de obtenção da CNH. Para Hauly, a medida é um grande equívoco
"Esse debate precisa acontecer aqui, no Congresso Nacional, com transparência e responsabilidade", disse o deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), em discurso na tribuna da Câmara. Ele se referiu a proposta do
governo de alterar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal delas é o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas de autoescola na preparação para os exames teórico e prático dos departamentos de Trânsito (Detran) estaduais.



Na última quinta-feira (2), o Ministério dos Transportes abriu uma consulta pública sobre o tema. A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil e, durante esse período, qualquer cidadão poderá enviar sugestões e contribuições. Depois, o texto seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para o deputado, o Contran está cometendo um grande equívoco. "Eliminar a fase das autoescolas no processo de habilitação é um grave erro", afirmou.
O Brasil perde mais de 30 mil vidas por ano nas estradas e deixa centenas de milhares de mutilados. Por isso para dirigir é preciso preparo, teste teórico, prático e toxicológico. Para ele, facilitar a habilitação é brincar com vidas humanas.
Além do mais as autoescolas criam mais de 300 mil empregos e são parte da segurança no trânsito. "Esta é uma matéria de repercussão nacional que mexe com vidas humanas, milhares de mutilados, mais de uma centena de milhares de mutilados nas estradas", afirmou.
Confira a íntegra:
Fonte: Agência Câmara
Deixe uma resposta
Cancelar respostaNotícias relacionadas
Notícias recentes
Top Categorias
-
Notícias
251
-
Publicações
38
-
Artigos
23
-
Reforma Tributária
15
Deputado Hauly