O deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos) participa da Missão Oficial ao Vaticano, acompanhado de sua esposa, ministra da Eucaristia, Maria Célia. A viagem acontece por ocasião do Jubileu dos Governantes, que integra o Ano Santo de 2025. Esse Ano foi proclamado pelo então Papa Francisco tendo como tema "Peregrinos da Esperança", agora liderado pelo Papa Leão XIV.
Hauly foi convidado pela Frente Parlamentar Católica e pela CNBB, representando o Brasil como deputado federal, Focolarino (Movimento que reúne uma associação internacional, fundada em 1943 por Chiara Lubich, em Trento, Itália. O objetivo do Movimento é promover a unidade e a fraternidade universal), cursilhista (Movimento eclesial católico que tem a finalidade de fomentar o evangelho de Jesus Cristo nos mais diversos ambientes da sociedade), e ECCista (Encontro de Casais com Cristo), junto a parlamentares e governantes do Brasil e de centenas de países, em um momento de fé, reflexão e compromisso com os valores cristãos na vida pública.
O papa Leão XIV, em seu discurso de abertura do evento, disse que "uma boa ação política, que favoreça a distribuição equitativa de recursos, pode oferecer um serviço eficaz à harmonia e à paz, tanto em nível social quanto no âmbito internacional". Ele fez um chamado aos governantes e autoridades destacando a tarefa de promover e proteger o bem da comunidade - em defesa dos mais fracos e marginalizados, tentando superar a inaceitável desproporção entre riqueza e pobreza; o poder da ação política para que haja efetiva liberdade religiosa e ao desafio imposto pela inteligência artificial. Para ele a IA é um instrumento para o bem do ser humano.
A missão inclui:






Para o deputado Hauly este Jubileu é uma oportunidade para reafirmarmos o papel da fé na construção de políticas públicas justas e humanas, guiadas pela solidariedade, pela paz e pelo amor ao próximo. Que possamos, como Peregrinos da Esperança, seguir lutando por um Brasil melhor, com justiça social e dignidade para todos.