clock December 24,2023
Hauly ressalta importância do avanço da pecuária no Paraná

Hauly ressalta importância do avanço da pecuária no Paraná

O deputado Luiz Carlos Hauly ressaltou nesta quarta-feira (17/12/2008) no Plenário da Câmara o avanço da pecuária no estado do Paraná, sobretudo com relação aos investimentos na qualidade genética do rebanho. Segundo o tucano, depois de uma experiência com animais de origem asiática, se concretiza agora a importação de material genético, o que não ocorre há mais de 48 anos no país.

CRISE

Para Hauly, a iniciativa de importar embriões de gado visando aprimorar a genética do bovino nacional conta com o apoio do deputado Abelardo Lupion, além do presidente da Sociedade Rural do Paraná, Alexandre Lopes Kireeff, que também tem estimulado e participado dessa medida. "A seleção no processo de criação é a palavra-chave para o desenvolvimento da pecuária brasileira", apontou.

O tucano disse que em um período de crise econômica e escassez de crédito, sobretudo no âmbito da pecuária, essas ações merecem ser destacadas, pois simbolizam a preocupação de fortalecer o processo de criação de gado no Brasil. "Assim, o Paraná se torna palco de uma iniciativa inovadora que, certamente, fortalecerá a raça bovina produzida no país", finalizou Hauly.

 Íntegra do discurso


O SR. LUIZ CARLOS HAULY (PSDB-PR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho à tribuna para ressaltar o avanço da pecuária no Estado do Paraná e do Brasil, sobretudo frente aos investimentos da qualidade genética do rebanho. Em uma iniciativa inédita, o pecuarista Jonas Barcelos e seu funcionário, amigo e companheiro, o pecuarista Celso Marconi, uma das pessoas que mais entende dessa área, e também o Deputado Abelardo Lupion, estão importando embriões de gado nelore, gir e guzerá, originários da Índia, visando ao aprimoramento da genética bovina nacional.
É o mais importante evento desde Celso Garcia Cid, há 48 anos, quando fez a primeira importação desse gado para o Brasil. Depois de longa experiência com animais de origem asiática, está-se concretizando a importação de material genético, o que não ocorre há mais de 48 anos em nosso País.
Essa ação proativa no setor conta também com o apoio da Sociedade Rural do Paraná, por intermédio do Diretor-Presidente Alexandre Lopes Kireeff, que tem estimulado e participado, efetivamente, dessa medida.
A seleção do processo de criação é a palavra-chave para o desenvolvimento da pecuária nacional. Frente a um período de crise econômica e escassez de crédito, sobretudo no âmbito da pecuária, ações de tal natureza merecem ser destacadas, pois simbolizam a preocupação em fortalecer o processo de criação de gado no Brasil.

Assim, o Paraná se torna palco de louvável iniciativa inovadora e revolucionária no campo da genética que, certamente, tornará mais pura a raça bovina produzida no Brasil para melhorar a alimentação do povo brasileiro.
Sr. Presidente, destaco Celso Marconi, meu companheiro de Londrina, uma das peças fundamentais desse processo.
Santa Casa Londrina
Ao mesmo tempo, parabenizo o Ministério da Saúde, que liberou recursos para a Santa Casa de Misericórdia de Londrina. Estive na comitiva. Finalmente vamos terminar o prédio daquele hospital.
FIPA
Sr. Presidente, só mais um comunicado. Amanhã, quinta-feira, terá lugar em Miami a reunião do Comitê Executivo do Fórum Interparlamentar das Américas, o mais importante organismo de integração dos Parlamentos da América, que preparará a Assembleia Geral em Ottawa, em abril.
Eu, na condição de Presidente dessa entidade, tenho orgulho e a honra de trabalhar pela união dos Parlamentos da América e já anuncio à Casa esse importante evento preparatório, que o Presidente da Casa e V.Exa. tão bem conhecem, da luta de integração das Américas. Um dia teremos as Américas unidas como existe a União Europeia. E a FIPA é o organismo importante nisso.
Fonte: Agência Tucana e Agência Câmara

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nas redes sociais

Top Categorias

Comentários recentes

Aceite cookies para melhor desempenho